Tireóide: saiba tudo sobre esta glândula e sua importância

Spread the love

“Saiba tudo sobre a tireoide, uma glândula pequena mas muito importante para o corpo. Muita gente não sabe nem onde fica esta pequena glândula do organismo, só quando ela para de funcionar ou funciona aceleradamente. E para explicar o funcionamento da tireoide, o Tarde Nacional convidou a presidente do Departamento de Tireoide da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Gisah Amaral de Carvalho.

A tireoide tem o formato de borboleta, fica na região anterior do pescoço, entre o chamado gogó ou pomo de Adão e a clavícula. Ela produz dois hormônios, que são como se fossem a gasolina do nosso corpo, responsáveis pela velocidade que o nosso organismo trabalha. As principais disfunções da tireoide são o hipotiroidismo, que é quando funciona para menos, ou seja, de forma lenta e o hipertiroidismo, quando funciona demais, produz hormônio demais.

No hipotiroidismo, os principais sintomas vão desde sonolência, pele seca, intestino preguiçoso, alteração do ciclo menstrual, e outros. No hipertiroidismo então é o oposto. As glândulas produzem hormônio em excesso, fazendo o coração bater mais rápido, funcionamento do intestino com maior frequência, provocando até diarreia, insônia, perda de peso, calores, irritabilidade, mais fome. Peguntas de ouvinte foram respondidas ao vivo, mas os interessados podem acessar o site da Sociedade Brasileira de Endocrinologia, www.tireoide.org.br.

Acompanhe esta entrevista sobre as duas formas da disfunção da tireoide e nódulos que surgem na glândula, sintomas, câncer da tireoide e prevenção, ao Tarde Nacional.”

Tireoide

Fonte: http://radios.ebc.com.br/tarde-nacional-brasilia/edicao/2016-01/tireoide-saiba-tudo-sobre-esta-glandula-pequena-e-muito

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *