Programa ‘Saúde Prática’ estreia em rádio

Spread the love

Ao som da música Serra do Luar, cantada por Leila Pinheiro, estreou nesta sexta-feira (04/11) o programa “Saúde Prática” na rádio Gaivota FM (www.gaivota.fm.br). Renata Pudo apresenta durante 30 minutos temas relacionados a Medicina Chinesa, alimentação, florais e cuidados com o bem-estar.

RadioGaivota
O primeiro programa foi sobre Práticas Integrativas e Complementares, chamadas PICs. São tratamentos que seguem diretrizes criadas pela Organização Mundial de Saúde e oferecidas no Brasil pelo SUS. 

Inclui a homeopatia, antroposofia, acupuntura e outras técnicas da medicina tradicional chinesa.

Um dos tratamentos é a fitoterapia, que é o uso de algumas plantas medicinais. O objetivo do é estimular o estudo de plantas para garantir à população brasileira o acesso seguro e, ao  mesmo tempo, promovendo o uso sustentável da biodiversidade.

As águas termais, os florais e a quiropraxia também são considerados dentro das PICs.

Segundo Renata Pudo, o foco é a prevenção para evitar a necessidade de tratamento. “Deve-se olhar para a saúde ao invés de focar na doença”, afirma.

A emissora de rádio está localizada em Ubatuba, Litoral Norte de São Paulo.

Na cidade, funciona o  Centro Integrado onde são oferecidos atendimentos ambulatoriais em homeopatia e, em alguns postos, também há atendimento em osteopatia e acupuntura.

A fitoterapia também está presente nas “Roda de Chá” realizadas no posto do Itaguá na primeira sexta-feira de cada mês. É um espaço de troca e em cada encontro é estudado o uso de plantas medicinais e outras práticas integrativas complementares. A proposta é ampliar a realização destes encontros em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Ubatuba.

O programa  “Saúde Prática” é quinzenal, sextas-feiras, às 14 hrs. Pode ser ouvido ao vivo pela internet.

 

Comentários estão fechados