Os 04 elementos na astrologia – Renata Pudo

Spread the love

Quando iniciamos os estudos em astrologia, um dos primeiros assuntos são os 04 elementos: Fogo, Terra, Água e Ar.

Os elementos tem sido tradicionalmente dividido em dois grupos, sendo o fogo e o ar considerados ativos e auto-expressivos e a água e a terra considerados passivos, receptivos e auto-repressivos.
Esses dois grupos são idênticos ao da divisão básica da filosofia chinesa: Yin (água e terra) e Yang (fogo e ar). Também são idênticos à concepção grega das duas expressões da energia: Apolônia (fogo e ar que, ativa e conscientemente, formam a vida) e Dionísia (água e terra, que representam forças que se manifestam de modo mais inconsciente e instintivo).
Os elementos estão ligados a determinadas funções do eu: a terra como corpo e à materia; a água às emoções; o ar à mente e ao intelecto; o fogo ao espirito à intuição.

Pode-se dizer também que são diferentes maneiras de perceber a vida. Na prática do elemento terra, o mundo é experimentado através dos sentidos físicos; na água é experimentado através dos sentidos e emoção; pelo elemento ar chega à compreensão através do pensamento e do raciocínio lógico; o fogo é intuitivo e informado.

Os signos da água e da terra são mais auto-repressivos do que os signos do fogo e do ar, isso no sentido que eles vivem mais dentro de si mesmo e não permitem projetar exteriormente a sua energia essencial sem antes usar de uma boa dose de cautela e ponderação. Os signos do fogo e do ar são mais auto-expressivos porque estão sempre “deixando sair”, derramando, sem reservas, as suas energias e a sua substância vital; os signos do fogo por meio da ação direta e os signos do ar por meio da interação social e da expressão verbal.
Com formas de perceber a vida tão diferentes é importante citar a necessidade do respeito entre os diferentes para ao invés de dividir, poder somar as várias formas de olhar.
Texto extraido parcialmente de Judy Hall
e Stephen Arroyo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *