Já se Espreguiçou hoje?

Spread the love

LOmbalgiaCom a chegada do inverno, costumamos ter alguns cuidados básicos para não adoecer. Em geral, nos agasalhamos bem, mantendo o pescoço e o peito bem cobertos. Porém, andando pela rua, vejo que algumas pessoas usam blusas mais curtas, deixando a região lombar desprotegida.

 A Medicina Tradicional Chinesa com mais de 5000 anos, nos ensina muito sobre a relação do corpo com as estações. Temos 5 movimentos chamados de 5 elementos. Cada um tem sua correspondência: Madeira com a Primavera, Fogo com o Verão, Terra com a transição entre as estações, Metal com o Outono e Água com o Inverno. Um movimento gera o outro e controla um terceiro. Dessa forma, temos um equilíbrio dinâmico

Lombalgias e ciatalgias acontecem muito nessa época e há formas de evitar.  São as seguintes:

– Ao acordar pela manhã, procure espreguiçar-se. Deite de barriga para cima, dobre as pernas e gire-as para um lado e para o outro. Estique bem os braços. Procure mover todas as suas articulações enquanto está no calor da cama.

– Mantenha a região lombar bem agasalhada. Uma dica é colocar uma camiseta fina por baixo e arrumá-la por dentro da calça ou saia  para evitar que o vento frio entre.

– Quando se abaixar, dobre os joelhos e não as costas.

– Evite movimentos bruscos como, por exemplo, girar o tronco.

 E se sentir algum tipo de fisgada, faça uma compressa com bolsa de água quente para ajudar a soltar a musculatura.

Na minha prática clínica, uso muito a acupuntura para esse tipo de tratamento. Trata-se de uma técnica da Medicina Tradicional Chinesa muito eficiente nesse tipo de caso. Em outros textos aqui na coluna “Saúde prática” vou explicar melhor como funciona.

Espero que tenham gostado das dicas para evitar a temida “costas-travadas”!

Comentários estão fechados